Olha outra síncope chegando! "Venhão", não, gente, pelamordedeus!
O sufixo ÃO nos verbos serve para indicar futuro na 3a. pessoa do plural. Eles farão, dirão, serão, comerão, chegarão amanhã, semana que vem, mais tarde, no próximo ano, seja qual for o futuro. Mas é futuro! O que eu leio de "eles falarão ontem que...", ou "eles cantarAM no casamento amanhã...
NÃO! Ontem eles falarAM, cantarAM, comerAM; amanhã eles falarÃO, cantarÃO,comerÃO.
Já o venhão é fogo, venhão nem existe: é venham, que venham outras oportunidades, que venham outras alegrias. É presente do subjuntivo, expressa quase sempre um desejo. Certo? E eu desejo que as pessoas não mais cometAM esse erro!
Muitos podem até comer nosso figo (fígado), mas vai aí uma sugestão.
ResponderExcluirQual o feminino de estudante, fumante, desistente, atendente e principalmente presidente?
Não briga não, viu!
Bj.
Eu aprendi que esses substantivos não variam de acordo com o gênero, assim é o estudante e a estudante. Porque inventaram presidenta até o Pasquale falou que pode, em determinados contextos (http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2011/01/25/a-presidente-ou-a-presidenta-por-prof-pasquale-cipro-neto-sao-paulo/comment-page-3/). Eu não curto e não uso, a Dilma é a presidentE do Brasil. Já pensou que coisa horrível se além de presidenta, governanta, parenta e gerenta resolverem flexionar estudanta, desistenta, atendenta? Credo!
Excluir